Institucional

Nossa Missão

Ser um núcleo formador de jovens primando pela excelência na formação acadêmica; no apoio integral aos seus projetos de vida; seu aprimoramento como pessoa humana; formação ética; o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”


*****************************************************************************
Ato de fundação da escola

DECRETO nº 31.185 DE 05/02/90-  D.O.E. de 06/02/90 


Nossa escola foi fundada em 06 de fevereiro de 1990.


*****************************************************************************

História da nossa patrona





Professora Genézia Izabel Cardoso Mencacci


Nascida no dia 02/07/1935 na cidade de Sorocaba, onde viveu toda a sua vida.
Filha de Maria das Dores Ferraz Cardoso e Genézio Cardoso, que faleceu quando ela estava sendo gerada.
Sua infância foi difícil, pois sua mãe trabalhava como tecelã numa fábrica em Sorocaba enquanto ela cuidava sozinha dos seus cinco filhos: Maria , Madalena, Flávia , Edegar e a caçula Genézia.
Para ajudar nas despesas da família , Maria das Dores trabalha nos finais de semana em casa de família , depois em restaurantes.
Mesmo com infância difícil, a pequena Genézia estudou da 1ª à 4ª na escola “ Antônio Padilha”; de 5ª à 8ª na escola “ Estadão”, hoje ensino Fundamental e Médio.
Aos quinze anos começou a treinar basquetebol no Ginásio de Esportes com o renomado técnico CAMPINEIRO, com dificuldades por não ter patrocínio, mas com força e raça de jogar “Bola ao Cesto”, como era falado nos anos 50, hoje o basquetebol.
Já lecionando como professora primária ingressou no cargo na cidade de Capão Bonito, na zona rural.
Genézia jogava no time da seleção Sorocabana de Basquetebol, depois foi jogar no XV de Piracicaba e em seguida na SELEÇÃO BRASILEIRA.
Já na década de 50, Genézia como ídolo da seleção brasileira, viajou para vários países defendendo o Brasil, como Estados Unidos, Guatemala, México e etc.        
Encontrou-se com vários nomes consagrados como Pelé, Mané Garrincha e outros famosos. Sua amigas de equipe a chamava de Gê.
Mulher de garra teve muitos amigos como Norminha, hoje técnica do XV de Piracicaba, Eni Ferro,Benê, Negrete e Ritinha.
Nesse período , encontrou-se com o antigo amigo de escola Odilon. Depois de algum tempo casaram-se no dia 10 de Junho de 1960 na Igreja do Bom Jesus. A festa aconteceu em sua casa no bairro Santa Rosália em Sorocaba e logo depois foram para a “lua de mel” no litoral paulista, cidade de Santos.
Foi coroada a “ RAINHA DO BASQUETEBOL”  e convidada para ser técnica do XV de Piracicaba, mas infelizmente, por motivos de doença na família não pôde realizar um de seus sonhos, pois o amor pela família foi maior.
Em 1962 realizou seu grande sonho como mulher, ser mãe. Como primogênita , Marta, logo depois vieram Marco, Patrícia, Júnior(falecido após o nascimento) e Cláudia: mesmo assim, com garra e determinação Genézia continuou trabalhando. Formou-se em Pedagogia e Educação Física. Foi a primeira da faculdade da cidade de Itapetininga e a segunda da cidade de Sorocaba , sendo também da primeira turma de formandos desta cidade.
Trabalhando, cuidando dos filhos e marido, Genézia tornou-se professora exemplar , lecionando na Rede Estadual de Ensino de São Paulo:
  • “ Portão Vermelho” em Itapevi como Vice –Diretora;
  • E.E.” Prof.Comendador Rodonalho”em Alumínio como Professora de Educação Física;
  • Na AAA, Clube de Alumínio , como treinadora de basquetebol para jovens e adultos, misto;
  • Na E.E. “ Prof. Ezequiel Machado Nascimento” como professora;
  • E.E. “ Genésio Machado” como Vice-Diretora;
  • E.T.E.” Rubens de Farias e Souza” como professora de Educação Física;
  • Na E.E. “Fernando Prestes” como Professora de Educação Física;
  • E.E. “Prof. Baltazar Fernandes” como professora;
  • E.E. “Prof. Júlio Bierrembach Lima” como Diretora;


Com 50 anos, junto aos entes queridos, depois de muitas lutas, alegrias e sofrimentos que acompanham os ofícios das Escolas, aposentou-se e, como era de se esperar, dividiu essa alegria integrando amigos e familiares proporcionando-lhes para comemorar os grandes eventos: MISSÃO CUMPRIDA”.
Em seu relacionamento afetivo com o maridão Odilon, completou “Bodas De Prata” reunindo novamente todos os entes queridos para compartilhar esta alegria de 25 anos de casamento com a missa na Igreja do Bom Jesus, e a festa , agora na escola “Fernando Prestes”.
Infelizmente sua alegria de estar aposentada e de curtir a família, principalmente os netos,não durou muito.Veio a triste noticia de sua enfermidade, “o diabetes” que firmou sua luta.


No dia 18/06/1996 faleceu em Sorocaba a querida e amiga Genézia, deixou todo o seu amor e conhecimento da Educação e sabedoria ao seu marido Odilon e seus filhos, Marta, Marco (falecido), Patrícia e Cláudia; seus netos, Natália, Júnior e Alexandre , filhos de Marta.







0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.